O exame admissional deve ser solicitado pela empresa antes da contratação ou assinatura da carteira de trabalho e tem como objetivo verificar as condições gerais de saúde do trabalhador e verificar se está apto para realizar determinadas atividades, bem como, fornece orientações para os casos que necessitam de condições especiais.
O exame admissional consiste em uma anamnese clínica e ocupacional do paciente e exame clinico. Dependendo da função que o trabalhador irá desempenhar na empresa e os riscos ocupacionais aos quais estará exposto, podem-se exigir exames complementares (Audiometria, Acuidade Visual, Espirometria, Laboratoriais, EEG, ECG, Psicotécnico, Espirometria, Raio X, etc), juntamente com o exame clínico admissional. Tais exames serão pedidos para garantir à empresa contratante que o funcionário poderá (ou não) realizar uma determinada atividade laboral (em termos médicos).
Os exames também tem por objetivo fazer um levantamento do estado de saúde do trabalhador caso ao longo do tempo ele adquira alguma doença decorrente de suas funções, tenha como provar que foi causada pela sua ocupação atual e seja indenizado por isso. Já para o empregador, o exame garante que o candidato esteja apto para exercer o que foi exigido em contrato.